terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Kusudamas e a sedução de fazê-los...


Começou com um poliedro (esse ai quem ensinou foi a Pat, lá da REDEARJ) e depois descobri O livro Kusudama Ball de Makoto Yamaguichi, aí fui embora... este livro feito passo à passo é um curso de origami completo. Pena que ele está esgotado, mas tem sempre um amigo que tem e empresta né?

E assim começaram as caixinhas...




Aqui temos alguns exemplos de caixas, que atualmente faço para embalar meus origamis. Elas foram o começo das dobraduras que se tornaram mania. A Laila foi quem me ensinou, lembra como pegavamos aqueles cartões postais para fazer caixinha? Hoje o prédio inteiro faz caixinhas...

Uma composição...a contemplação

Nesse trabalho que denominei a Contemplação, reuni uma folha de Vitória-Régia, que tem uma flor muito parecida com a Flor de Lótus e um Tsuru contemplando essa flor. Essa alegoria traz para quem a recebe o desejo de Amor, Saúde, Fartura, Felicidade e Paz.
A flor-de-lótus, também é conhecida como a Flor de Mil Pétalas, representa o chacra no alto de nossa cabeça.
O Tsuru é um pássaro migratório chamado Grou, que ocorre em diversas partes do mundo. No Japão, ele representa fidelidade, harmonia, e o desejo saúde para quem o recebe.
Não sei de onde surgiu a idéia, mas muitas pessoas gostam dela. Ela mistura o desejo de boa sorte do tsuru, a harmonia da flôr-do-lotus e o suporte seguro de uma folha de vitória-régia bem brasileira. A Lalá, a Pat e a Mel já tem as delas ...

Como foi o começo ...

Tudo começou quando eu quiz dar um presente para uma amiga que estava muito doente num CTI. Decidi dobrar 100 Tsurus (grous) para desejar que ela se recuperasse. Aí, conheci pessoas que trabalhavam no mesmo andar que eu e descobri a magia das caixinhas dobradas e dos origamis. Mas, eu desejei mais...

A minha Amiga, Vivian se recuperou e hoje está ótima em sua casa com seus lindos animais.

Eu, acabei indo trabalhar no setor onde mais dá metade das pessoas eram apaixonadas por Origamis. A Laila, o Vitor e a Bianca me ensinaram os primeiros passos. Naquela mesma semana (em julho de 2007), descobri um site de Origami, de um sujeito com uma cara super simpática, pois é, sabe onde esse carinha trabalhava? Dois andares abaixo do meu, na mesma empresa. O nome dele é Bruno Ferraz (autor de vários livros, olhem o site dele, : http://www.ferrazorigami.com.br/). Foi muita coencidência.

Hoje, essa lista de amigos cresceu e até formamos um grupo de Origamigos (nome dado pela Cybelle). A minha maior diversão é desafiar a Alê (Mel) a fazer um Origami mais difícil, é enriquecedor. Estamos pensando em fazer camisetas dizendo: "We love Tomoko Fuse" (na frente) e "We hate Tomoko Fuse" (nas costas). Os livros dessa grande mestra em Origami, são um desafio para todos nós, e as vezes amamos e as vezes a odiamos, é uma relação profunda.

Por último, mas, não menos importante,desejo agradecer a uma moça de Brasília conhecida como Amanda Panda, pois sem o disprendimento dela em ceder seus arquivos para tantas pessoas, eu jamais teria aprendido tanto, em tão pouco tempo. Amanda, que Deus Pai/Mãe dê a você muito e muito mais do que você nos deu. O site dela esta na minha lista de links preferidos.

As coencidências do Origami me levaram a um novo grupo de amigos e interesses. Hoje, faço Origamis por prazer, mas também faço encomendas de presentes originais para meus amigos.

Amigos e amigas esse blog é dedicado a todos vocês, pois senão fossem vocês, nada disso aqui existiria.

Com todo meu amor,

Regina (Cherida)